Um dos maiores desafios do varejo hoje é oferecer um serviço de troca e devolução que tenha impacto positivo na jornada do cliente sem onerar demais os custos com logística reversa.
O artigo publicado pela revista Mundo Logística, redigido por Camila Affonso com a colaboração de Eduardo Muniz, mostra que esta é uma equação difícil, mas não impossível de solucionar.
Por um lado, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à política de troca e devolução, o que impactar diversos indicadores, como o lifetime value (LVT) dos clientes. Este conceito estima o total do valor gasto pelo consumidor na empresa ao longo de sua vida. Ao comprar um item com a segurança de que poderá devolvê-lo caso necessário amplia a probabilidade de novas compras futuras.
Já para o varejista, o custo com a logística reversa é alto: além do transporte, os produtos devolvidos ocupam 20% mais espaço, sendo que metade acaba sendo descartada e a outra metade demanda uma equipe especializada para realizar a triagem, limpeza, pequenos reparos e etiquetagem. Mas é possível conciliar um alto nível de serviço com custos controlados utilizando estratégias inteligentes e inovadoras no planejamento global da cadeia logística.
Acesse o site e confira o artigo na íntegra: https://mundologistica.com.br/artigos/desafios-da-logistica-reversa-para-cadeias-de-suprimento-do-varejo
Comments