Clarins duplica produtividade com projeto da dupla Scallog-Diagma
- clarisse37
- 22 oct.
- 2 min de lecture

A conquista de novos mercados e a absorção de picos de atividade são os desafios que a Clarins tem vencido há dois anos em seu centro de distribuição de Glisy, perto de Amiens. Desde junho de 2023, este armazém de 27.000 m² dispõe de uma solução robotizada de preparação de encomendas Flexypick da Scallog, implementada em parceria com a consultoria Diagma (ver artigo). Utilizada para a preparação de encomendas de varejo do grupo de cosméticos francês, tanto para os seus canais de distribuição B2B como B2C, o CD está instalado num mezzanino de 4.300 m² e inclui 750 estantes, 71 robôs e 12 estações de picking. Quatro estações estão dedicadas ao e-commerce e duas ao reabastecimento.
Graças à sua solução goods-to-person, que gere mais de 3.800 SKUs de produtos das classes A, B e C, a capacidade de armazenamento do local registrou um ganho de 40% e a produtividade dos seus operadores duplicou, com uma capacidade de mais de 250 encomendas de e-commerce por hora (160 em média, para todas as tipologias de encomendas).
“Totalmente omnichannel, a solução permite-nos gerir e otimizar toda a nossa preparação de encomendas de varejo a partir de um único estoque e na mesma área, para ganhos cada vez maiores em eficiência, rapidez e produtividade”, salienta Georges Peyrot, diretor de logística da Clarins. “Cada dia da semana, tratamos em média 3.500 encomendas de varejo, das quais 2.500 em B2B e 1.000 em B2C. E, claro, os volumes diferem conforme as tipologias de encomendas. Assim, há uma média de seis produtos por encomenda no e-commerce e cerca de cinquenta para as destinadas a lojas e outras perfumarias”.
Durante a última Black Friday, a solução da Scallog, utilizada 24 horas por dia, permitiu à empresa tratar mais de 40.000 encomendas em poucos dias, com uma entrega garantida em 24 horas na França e 48 horas na Europa.
Cécile Mansuy, Diretora de Operações na Clarins, destacou: “Em um contexto de forte transformação do nosso ambiente, tínhamos que transformar nosso modo de preparação do Varejo em 18 meses. A DIAGMA demonstrou imediatamente um profundo conhecimento do mercado e de suas melhores práticas, bem como uma abordagem concreta e prática. Seu acompanhamento nos permitiu ir direto ao ponto em cada uma das etapas-chave do pré-projeto, até a seleção do fornecedor de equipamentos.”. Esse depoimento converge com o contexto atual de pressão por velocidade de resposta e a, cada vez maior, escassez de profissionais nos centros de distribuição.
Achei um vídeo no site que fala em 4.000 SKUs.


Commentaires