top of page

CONSTRUA UM PROCESSO S&OP MAIS EFICIENTE


 

Para a DIAGMA, o S&OP (Planejamento de Vendas e Operações) é um processo de direção e aceleração do crescimento, assim como da rentabilidade das empresas. Desenvolvemos uma abordagem S&OP original e personalizável articulada em torno de 5 pilares, que vão desde a definição das estratégias da Cadeia de Suprimentos e dos objetivos até a implementação rápida do processo. Aqui está o segundo aspecto de nossa abordagem, sobre a eficácia do próprio processo S&OP.

 

COMO TORNAR SEU S&OP MAIS EFICIENTE?

 

Em outro artigo sobre o pilar Estratégia, a DIAGMA enfatizou a coerência entre estratégia de negócios e estratégia da Cadeia de Suprimentos. Os KPIs associados (faturamento, EBITDA, caixa, taxa de serviço, etc.) tornam-se assim os alvos a serem atingidos por meio do processo S&OP.

 

Nas linhas seguintes, vamos aprofundar o pilar relativo ao próprio processo S&OP e a maneira de torná-lo mais eficiente.

 

DAS 5 ETAPAS DO PROCESSO S&OP "PADRÃO"...

 

O S&OP é um processo baseado em colaboração transversal (ou seja, multifuncional). É forte, estruturado e sequenciado em torno de 5 sessões mensais:

 

·         Revisão do Portfólio de Produtos,

·         Revisão da Demanda,

·         Revisão do Suprimento,

·         Pré-Revisão Executiva,

·         Revisão Executiva.

 

Este processo permite projetar-se em relação ao orçamento e aos objetivos. Mas, mais importante, você desenvolve cenários aceleradores de negócios, com uma componente ambiental se desejar, e os compara para escolher os mais adequados. O objetivo é impulsionar seus resultados e atingir, ou até mesmo ultrapassar, seus objetivos e/ou seu orçamento.

 

... PARA UM PROCESSO S&OP ADAPTADO À SUA EMPRESA

 

Muitos trabalhos detalham o processo S&OP e como implementá-lo. No entanto, para passar da teoria à prática, é necessário adaptar esse processo às necessidades de sua empresa.

 

Tornar seu S&OP eficiente pressupõe uma observação e uma compreensão detalhadas de vários aspectos:

 

·         Governança de Negócios e Cadeia de Suprimentos,

·         Pegada industrial e logística,

·         Organogramas de funções,

·         Cultura da empresa.

 

Somente essa análise permite definir um S&OP adequado às suas necessidades. Também recomendamos incorporar os insights de um exercício de benchmarking das práticas das empresas mais eficientes em S&OP.

 

EXEMPLO DE ADAPTAÇÃO DO PROCESSO S&OP

 

Como articular a Reunião Executiva em uma empresa onde a Divisão Regional (e não cada país) é responsável pelo P&L? Uma solução é sequenciar 3 sessões distintas e complementares:

 

·         Uma Revisão Executiva ao nível dos países,

·         Uma sessão de troca de 45 minutos entre cada país e a Divisão Regional. O objetivo é fazer um balanço da saúde dos negócios do país. E também compartilhar com a Divisão Regional as necessidades potenciais de financiamento adicional para acelerar o negócio. Lembre-se de que é a Divisão Regional que detém os recursos financeiros.

·         Uma Revisão Executiva ao nível da Divisão regional, que consolida todas as necessidades dos países e escolhe rapidamente as melhores ações a serem financiadas.

 

UM PROCESSO MENOS PESADO DO QUE PARECE

 

O processo S&OP é pesado e consome recursos? Pelo contrário. Ele contribui para tornar a empresa mais eficiente!

 

De fato, bem adaptado e organizado, o S&OP elimina muitas reuniões formais e informais de alinhamento entre diferentes funções nos países e na Divisão Regional. Da mesma forma, elimina interações one-to-one improvisadas em uma conversa nos corredores (ou nas plataformas on line) ou de um café (experiência vivida!), nunca contabilizadas.

 

Assim, com um custo operacional menor para a organização, o S&OP traz à tona os melhores cenários de negócios. Além disso, facilita a tomada de decisões informadas e transparentes pelos Comitês Diretores responsáveis pelo resultado financeiro (P&L).

 

UM PROCESSO UNIFICADOR, ESTRUTURANTE E MOBILIZADOR

 

O S&OP é um processo unificador, estruturante e mobilizador para toda a organização quando as equipes trazem as melhores ideias de negócios e, em troca, o Comitê Diretor presta contas às equipes de suas decisões, incentivando a ação e sua implementação.

No próximo artigo, discutiremos a importância de processos de negócios robustos.

E você, como é estruturado o processo de gestão do seu negócio? Seu processo S&OP é eficiente?

 

Ficaremos felizes em discutir esse assunto com você!

 

ENTRE EM CONTATO!


Nota: este artigo foi publicado originalmente pela Diagma no link: https://diagma.com/construisez-un-processus-sop-performant/ 

 

Commentaires


bottom of page